Empréstimo Seguro

Com o aumento intensificado de pessoas solicitando empréstimo, algumas até desesperadas para receber dinheiro o quanto antes, abre uma oportunidade para criminosos atuarem com facilidade para enganar e cometer fraudes.

O tipo mais comum de fraude é solicitar algum dinheiro antecipado, dizendo ser para cobrir despesas do empréstimo para depois fazer a liberação e depósito na conta do solicitante.

Nenhuma instituição verdadeira que oferece empréstimo solicita qualquer pagamento antecipado. Isso é regra definida pelo Banco Central, órgão regulador deste segmento.

Qualquer um que solicite taxas antecipadas está cometendo crime, e provavelmente nunca liberará qualquer dinheiro para você.

Não caia em golpes. Todas as taxas já são descontadas do próprio empréstimo e você recebe em sua conta o valor líquido, sem precisar pagar nada antecipado. Só irá começar a pagar as parcelas quando está definido no vencimento, geralmente no próximo mês.

E as desculpas dos estelionatários são as mais variadas e fantasiosas possíveis, dizendo que é preciso pagar uma taxa para cobrir as despesas de transferência bancária, documentação, intermediários, comissões de agentes, custos postais, de cartório, com advogado ou qualquer outro agente envolvido.

Eles criam histórias cada vez mais elaboradas e com boa lábia para tentar convencer as pessoas de que são reais, mas quando recebem esse dinheiro, somem ou tentam solicitar ainda outras taxas para tirar mais dinheiro da pessoa e nunca irão liberar nenhum empréstimo.

Desconfie sempre que exigirem algum valor prévio. Por exemplo, você solicita um simples empréstimo de 5 mil reais e eles fazem todos os procedimentos comuns para você acreditar.

Solicitam a documentação completa, fazem a análise, aguardam alguns dias para dar uma resposta, ou em alguns casos respondem no mesmo dia, mas fingindo ser outro setor, dizem que foi aprovado e que para liberar os 5 mil em sua conta, solicitam uma taxa de 300 reais.

Esse valor solicitado antecipadamente é o ato do crime. Se conseguem fazer 10 vítimas todos os dias, recebem 3 mil reais. Em 20 dias úteis, já faturam 60 mil reais, no mês.

Alguns estelionatários solicitam valores menores para tentar cobrar mais vezes, por exemplo, pedem primeiro 200 reais, depois mais 300 e ainda tentam ir cobrando outras taxas e inventando outras histórias e despesas para tentar sugar ao máximo a vítima e explorar todo seu potencial financeiro.

Então, muito cuidado, até para não enviar sua documentação para criminosos, que mesmo que você não pague nada antecipado, com seus documentos eles podem tentar fazer empréstimos em seu nome em bancos reais e comprometer toda sua margem financeira.

Para não cair em conversas de estelionatários, procure referências da empresa que está solicitando empréstimo, se está ligada a algum banco grande, entre em contato antes com o banco para saber se estão autorizados a oferecer empréstimos dessa instituição financeira e descubra pessoas que já realizaram empréstimos antes.

Evite lugares desconhecidos, que não possuem reputação ou qualquer recomendação e são duvidosos, muito fantasiosos e apelativos ou estão abertos a pouco tempo, pois há muitas empresas de fachada que não possuem nem escritório.

Muitos criminosos praticam golpes virtuais somente abrindo sites falsos para fingir que fazem empréstimos, às vezes até usando nome de grandes bancos, mas se solicitam taxas antecipadas, são criminosos.

Tente verificar se o site começa com https (a letra S no final indica site seguro, que possui um certificado digital de segurança) e ao digitar esse mesmo endereço em pesquisa na internet verifique se não há reclamações ou pessoas desconfiadas.

Seguindo essas dicas e ficando atento a todo momento, os criminosos não terão público e sem vítimas não há crime.

Caso tenha sido vítima de alguma fraude, denuncie, faça o boletim de ocorrência, divulgue na Internet e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas não caiam no mesmo golpe e para que a polícia comece a investigar novos criminosos logo quando surgem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.